Mangueiras Automotivas

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem diversos tipos de mangueiras conectadas a diversas peças do motor, sua troca na maioria das vezes é simples, fora o espaço que cada motor oferece para a manutenção.

Antes de começar a brincar com teu carro, lembre-se:

NÃO MEXA NAS MANGUEIRAS DO AR CONDICIONADO!

Por um simples motivo, o sistema de ar condicionado trabalha com o gás refrigerante, que ao abrir você perderá tudo e para repor só em uma oficina especializada.

Só por curiosidade o gás refrigerante utilizado é patente da DuPont, aquela mesma da camada de ozônio com o gás freon, que por coincidência acabava a patente dela na época, mas isso é outro assunto… O gás utilizado nos carros é o R134a, como disse patente da DuPont 🙂 .

R134 gás da DuPont para ar condicionado automotivo

Caso tenha um sistema pressurizado, principalmente de injeção eletrônica, não precisa nem dizer que tem que esperar alguns minutos para mexer, se for o sistema Common Rail dos motores Diesel, NUNCA MEXA, deixe com um especialista, a pressão deste sistema pode te cortar ao mesmo, acredite.

Então vamos as mangueiras que podemos e devemos mexer.

Tipos de Mangueiras

Mangueiras de condução de água

São usadas para a condução de água… Lógico, você deve ter pensado e com razão meu amigo, é isso mesmo e vale lembrar que não devem ser usadas para outros fins.

Existem as lisas e as com “tranças” externas, depende da aplicação e as vezes gosto do cliente, algumas são feitas para determinadas pressões (medidas em PSI ou BAR), procure sempre obedecer as especificações do sistema.

Quanto ao material, existem diversos, de borracha sintética, silicone ou etc.

Mangueiras para uso com “água” lisas e trançadas
Mangueiras de silicone, muito usada nas personalizações de motor.
Mangueiras metálicas, também são muito usadas na personalização, famosas pelo fabricante “Aeroquip”, mas existem diversas marcas.

Mangueiras da linha de combustível

As mangueiras que levam o combustível do tanque até o motor, passando pelo carburador ou injeção eletrônica podem ser de borracha ou com malha e trança externa.

As mangueiras tem que resistir a vários fatores como vazamentos em cima dela de óleo e calor por exemplo, por isso cada vez os materiais que são feita melhoram a cada dia, hoje existe até mangueira de Kevlar, as principais marcas são: Gates, Goodyear, Sabó, DuPont, Continental, Jahu entre outras.

Toda mangueira é medida em polegadas, tendo as principais medidas – 1/4″, 1/8″, 5/8″, 9/32″, 9/64″, 3/16″, etc.

A dica é sempre levar a danificada, evitando a perca de tempo de comprar errado, também existem as malhas metálicas para a linha de combustível, mas apenas por fora ela é metálica, geralmente é feita de teflon, nylon ou borracha por dentro, evitando assim acidentes derivados de curtos, algumas são confeccionadas com material anti-chama.

Na injeção eletrônica é muito comum ver mangueiras feitas de silicone.

Alguns carros antigos e personalizados utilizam dutos de cobre em vez de mangueiras em parte da linha de combustível.

Mangueiras hidráulicas

De borracha sintética, são feitas para aguentar além do óleo, a pressão do sistema e o calor, possuem duas ou mais camadas normalmente sendo a camada externa um reforço.

Os terminais característicos das mangueiras hidráulicas são crimpados com alicates específicos.

As mangueiras hidráulicas são usadas nos sistemas de direção e em alguns freios nos automóveis e motos.

Mangueiras de ar

Estas mangueiras são usadas na captação de ar e ligação dos filtros de ar, são feitas de plástico em sua maioria.

Mangueiras de ar condicionado

Assim como as hidráulicas, precisam de um alicate específico para crimpar os terminais, cada modelo de carro possui um projeto específico, chegam a aguentar mais de 125 ºC de temperatura.

 

Presilhas para as mangueiras

Existem diversos tipos de presilhas para as mangueiras, algumas precisam de uso de alicates específicos, seguem alguns modelos.

Hoje com a preparação e de certa forma o embelezamento do cofre do motor e a técnica conhecida como Wire Tuck, o uso das mangueiras especiais e coloridas está cada vez sendo mais utilizado, aliados a cofres e tampas de tuchos pintadas, criando um mercado novo aí como opção para os mecânicos de plantão.

Já assistiu nossa aula gratuita sobre lubrificação, se inscreva no nosso canal do Youtube !

 

4 Comentários


  1. Eu so lego no que ten que ver com mecanica por isso achou muito interessante.

    Responder

  2. Kleber de manaus. gostei, está sendo muito útil essas informações, assim que puder irei me inscrever no curso de mecânica, me interessa muito aprender. obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *