Houve uma época que se tinham customizações de qualidade no Brasil – ENVEMO

Tempo de leitura: 1 minuto

A Envemo foi criada em 1966 em São Paulo para prestar serviços técnicos para a indústria automobilística, a empresa teve a ajuda do piloto lendário Chico Landi na parte de preparação de motores.

Chico Landi, piloto pioneiro do automobilismo brasileiro

Em 1979, a empresa cria uma réplica de um Porsche de seu proprietário, Luís Fernando Gonçalves, um Porsche 356 ano 64.

O carro foi um sucesso tão grande que a própria Porsche comercializava o carro nas suas concessionárias, foram muitos exportados para o Estados Unidos e Europa.

Ele era construído em cima do chassi da Volkswagen Brasília e utilizava a mecânica conhecida 1.6 refrigerada a ar da Volkswagen.

Versão Cabriolet do Super 90

Depois do grande sucesso do Super 90 a Envemo cria a Camper que foi baseada no Jeep Cherokee Sport americano, utilizava a mecânica GM 250 de 4,1 litros do Chevrolet Opala, também o motor de 4 cilindros e uma versão diesel.

Mas não só destes modelos a Envemo ficou famosa, ela também fazia acessórios, preparação e adaptações.

Chevette 84 com Kit de personalização da Envemo

Chevette com duplo comando Silpo da Envemo

A empresa começou a sofrer com a concorrência durante a abertura econômica dos anos 90, transferiu sua fábrica para a Zona Franca de Manaus, mas não adiantou, em 1995 encerrou suas atividades.mesma encerrou suas atividades, deixando muitas saudades para os entusiastas que babavam nas reportagens das revistas Quatro Rodas, Motor 3, Oficina Mecânica e principalmente os que puderam ter estas máquinas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *