Filtro de Ar, mais importante do que parece

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das manutenções mais fáceis de se fazer em um veículo é a troca do filtro de ar, mas muito sonegada.

Sua função é diminuir as impurezas que entram para o motor, o que interfere na mistura estequiométrica do motor ciclo OTTO [GNV, gasolina, álcool], ou ciclo Diesel [Diesel] necessita do oxigênio, tendo um filtro sujo a mistura tende a ficar pobre.

Mistura Estequiométrica – É a relação de combustível / oxigênio, necessária para a explosão do pistão, por ignição quando é ciclo Otto ou pelo aumento da temperatura no caso do ciclo Diesel.

  • Gasolina 13,3:1 (Batizada com Álcool da Petrobras) – 13,3 partes de oxigênio para 1 de gasolina
  • Gasolina Pura 14,7:1 – 14,7 de gasolina para 1 de oxigênio
  • Álcool 9:1 – 9 partes de oxigênio para 1 de álcool
  • GNV  15,4:1 – 15,4 partes de GNV para 1 de oxigênio
  • Diesel 15,2:1 – 15,2 partes de Diesel para 1 de oxigênio

O que é mistura pobre e mistura rica?

A mistura é pobre quando está com a razão de combustível menor do que a razão de oxigênio do que a estequiométrica necessária para a queima, ou seja, tem mais ar na mistura, o carro fica mais “fraco” e quando a mistura está rica, tem mais combustível na mistura, o carro fica mais “forte”.

A casos que o carro tem que ter a mistura rica, no caso de carros envenenados e com Turbo, principalmente quando é carburado, mas procure sempre manter teu carro com a mistura correta, pois assim economiza combustível e polui menos o meio ambiente.

Agora que sabemos um pouco mais, o filtro tem que sempre ficar limpo, nos carros com carburação a regulagem final se dá com filtro de ar, e na injeção eletrônica é feita pela Unidade de Controle do Motor (UCM ou Módulo), pois influencia na mistura ar/combustível.

Caso você esteja na estrada e precisa fazer a troca do filtro e não tem um lugar adequado, vá até um posto ou borracheiro e utilize o ar comprimido para limpar o filtro, é um macete temporário, até você encontrar uma auto peças para comprar um novo.

O tempo de troca do filtro varia entre 10 mil Km e 15 mil km, depende do modelo ou fabricante, verifique o manual do seu carro, caso você utilize estradas de terra, encurte o tempo de troca, lembre-se que o ar que passa no filtro vai para dentro do motor e as impurezas se misturam com o óleo, diminuindo a sua eficiência.

Outros defeitos que podem ocorrer por conta do filtro de ar , é pane na bomba de combustível e problemas nos bicos de injeção.

Bicos de Injeção

Uma dica nossa, quando efetuar a troca de óleo e filtro de combustível, faça a troca do filtro de ar, mesmo que ainda esteja no prazo, assim é menos uma coisa para lembrar na manutenção, também existe o filtro de cabine do ar condicionado, seu período de troca varia de fabricante para fabricante, consulte o manual do teu carro.

Muitos carros utilizam filtros esportivos, funcionam tanto esteticamente como deixando o carro com mais vazão de ar para o motor.

Dependendo da marca do filtro o carro pode até ter um ganho no rendimento, mas nem sempre ocorre.

A troca normalmente é bem simples, nos carros mais novos o filtro de ar fica dentro destas caixas coletoras.

Fique atento com seu filtro!

Estamos nas redes sociais – Facebook (Curso de Mecânica da Sociedade Automotiva)

Youtube – ( Sociedade Automotiva  )

Minicurso Sociedade Automotiva Gratuito – Minicurso

 

4 Comentários


  1. Bom dia, desde que conheci o curso meus conceitos mudaram e posso afirmar que estou aprendendo muito.

    Responder

    1. Irei te mandar um link com os vídeos, só se cadastrar, logo iremos começar as vendas amigo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *